Carta de Apoio o MST -SC

Carta de apoio aos professores de SC.

 

Caros professores da rede pública de SC, o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra de Santa Catarina (MST), vem por meio desse, manifesta apoio a paralisação e, parabenizar pela iniciativa de reivindicação e organização, na luta pela implantação do piso do magistério, direito este, já garantido pela legislação Federal. Nos solidarizamos e reafirmamos de que, a educação deve ser vista como aspecto importante na construção de homens e mulheres capazes de construir uma sociedade mais justa e igualitária.

Sabemos da grande importância que é para a categoria dos professores, a paralisação. E não somente para os professores, mas para a classe trabalhadora como um todo. Pois em nossos 26 anos de luta, aprendemos que, somente com o povo nas ruas é que conquistaremos melhorias na qualidade de vida, e respeito enquanto trabalhadores.

O MST vive em uma luta constante por educação, saúde, moradia e principalmente por TERRA. Repudiando a grande ofensiva do fechamento das escolas, lutamos pela aprovação das nossas escolas itinerantes e pelo reconhecimento do Governo do Estado de Santa Catarina do decreto nº 7.352 de 4 de Novembro de 2010 que dispões sobre a educação do campo.

Nesse sentido, manifestamos nosso apoio e estender nossa solidariedade aos companheiros e companheiras, trabalhadores da educação, nesta luta justa pelos direitos conquistados. Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

 

Pátria Livre,Venceremos!

 

Direção Estadual MST/SC

29 comentários em “Carta de Apoio o MST -SC

  1. …A Educação é BASE da formação de um Cidadão(ã) e, por conseguinte, de uma NAÇÃO ; portanto temos que cobrar de nossos Governantes que cumpram as LEIS e que invistam de forma SÉRIA na EDUCAÇÃO!!! …Aos Companheiros(as) do MST(Movimento dos Sem Terra)nossos AGRADECIMENTOS pelo APOIO. Resistir Sempre Irmãos(as)!!! …A GREVE CONTINUA!!!

  2. ………”VALEU DUDA”
    “Atuamos na saúde, porém não temos como ficar indiferentes a luta dos professores e estive presente na assembléia do dia 09/06/11 na passarela “Nego Queridu” levando apoio e solidariedade aqueles me ensinaram as primeiras letras.

    Carnavalizando, respeitosamente, o que vi na passarela do samba, deixo meu carinho e respeito a todos os professores.

    Desfilando na passarela Nego Quirido a Escola “ Unidos pela Educação”

    Quesitos julgados e notas:

    Enredo: Valorização, dignidade e dedicação aos filhos dos catarinenses. Nota 10

    Comissão de frente: Comando de greve, Sinte, professores. Nota 10

    Evolução: Assembléias e passeatas ordeiras. Nota 10

    Harmonia: Diálogo, negociação e unidade dos professores. Nota 10

    Samba-enredo: Professores na rua, Governo a culpa é tua. Nota 10

    Mestres das Salas e suas Bandeiras de luta: Nota 10

    Alegoria e Adereços: Faixas, cartazes, camisetas, baneres, tabelas, diplomas. Nota 10

    Bateria: composta por 65.000 ritimistas, energizada e qualificada. Nota 10

    Fantasias: Que todos(as) catarinenses tenham uma educação de qualidade prestada por aqueles que vestem Guarda pó branco, uniformes, livros, cadernos, quadros. Nota 10

    Não há duvidas que o enredo está fundamentado numa excelente argumentação, que aliado à comissão de frente que tem cumprido seu papel, dialogando, negociando, propondo e sobretudo ouvindo e respeitando as vozes que vem das arquibancadas.

    É notório o respeito no quesito harmonia sobretudo quando percebemos a sintonia entre o canto e o samba-enredo cantado permanentemente por 65.000 passistas que evoluem em suas oficinas e cursos de capacitação, tornando-se mestre das salas de aula, impulsionados pela bateria faz ecoar o desejo de respeito e valorização daqueles que tem como fantasia um mundo melhor para todos os estudantes catarinenses.

    Sendo a base de tudo, a sociedade catarinense declara a Escola “Unidos pela Educação” como a instituição vitoriosa, merecendo nota 10 em todos os quesitos.

    Carlos César ‘Duda’ Vieira – Florianópolis”
    …valeu meu irmão, abraço fraterno!!!

  3. …# Alexandre Borella Monteiro diz:
    10 de junho de 2011

    “Sr. Moacir Pereira. Não sou assinante do jornal Diário Catarinense, todavia o leio na escola onde trabalho. Gostaria de me manifestar. Sei que o assunto que coloco aqui não é do tópico, mas ouvi os professores de minha escola elogiarem muito a sua postura frente aos problemas que enfrentamos. O que quero expor é minha indignação com o governo estadual. Mandei um e-mail para a Secretaria da Administração do Estado, e depois mandei o mesmo para a Ouvidoria do Estado. Mas não responderam. O que está acontecendo é um desrespeito. Transcrevo a seguir o e-mail que mandei.
    Este é um e-mail de contato via http://www.sea.sc.gov.br de
    Alexandre Borella Monteiro

    Estou mandando este e-mail para expor a minha insatisfação com a atual situação. Não só minha, mas acredito que de todos os que fizeram o Concurso para o provimento de cargos de Analista em Gestão de Desenvolvimento Regional. Quando saiu o edital em maio do ano passado, vislumbramos a possibilidade de conseguir o anunciado emprego. A partir daí, nos preparamos, fizemos a inscrição – que não foi barata – compramos material de estudo e fomos à luta. Estudamos por meses. Eu, em três turnos (manhã, tarde e noite), chegando a ter insônia (problema que nunca tive) e até picos de hipertensão, devido à ansiedade. Mas me preparei bem. Chegou a prova, e consegui lograr o primeiro lugar no concurso, onde eram prometidas duas vagas. Depois da comemoração, havia a lei eleitoral que impedia nossas nomeações ainda em 2010. Mas tudo bem, o fim do ano não demoraria muito a passar. No entanto, ainda em janeiro, a notícia de que o governador adiaria qualquer contratação por 120 dias foi um duro
    golpe que tivemos que assimilar. Mas assimilamos. Foi duro ler, mas se não havia outro jeito, fazer o que? Era esperar maio. Passaram-se, no entanto, mas de 150 dias, pois já estamos em junho e… nada. Só a expectativa. O que vemos é um escárnio do governo para com nós. Usam a desculpa da folha de pagamentos inchada, mas sabem que nomeações de 72 concursados com um salário de 1900 reais não vão estourar o orçamento. O que vejo é uma falta de respeito para nós, que lutamos e conquistamos essa vaga com nosso suor, com nosso esforço, com muito estudo. O que vejo, é que somos substituídos por gente que trocou o seu voto por um emprego, mesmo sem fazer por merecer estar lá. Se o lema do governo é “As pessoas em primeiro lugar”, deveriam fazer valer esse lema. E que as pessoas que fizeram por merecer estar em primeiro lugar possam estar no lugar onde devem estar. Quem faz um Concurso não o faz só para passar o tempo, ou para se distrair. Se fizemos o Concurso para a SDR foi por
    que precisamos do emprego. Não é justo continuar essa desconsideração por nós, aprovados no Concurso e que temos direito a essas vagas. Não é justo continuar essa zombaria para conosco.

    Acho que o governo deveria fazer jus aos princípios constitucionais: Legalidade, Impessoalidade, Moralidade, Publicidade e Eficiência.”
    …Concurso Público deve SER A ÚNICA PORTA DE ENTRADA PARA O SERVIÇO PÚBLICO(FEDERAL, ESTADUAL OU MUNICIPAL). “Estás coberto” de RAZÃO, Alexandre!!! …A GREVE DO MAGISTÉRIO CATARINENSE CONTINUA FIRME E FORTE!!!

  4. …Galera; “o ponta Pé inicial” foi dado pela Parlamentar Angela Abino; o Caminho Judicial com Apoio das Massas. “Vamos começar a balançar a jaqueira, derrubando jacas com mais de 50 quilos.” A AUDITORIA FEDERAL será feita!!! Mesmo com o “esperneio”de alguns apavorados, “estupradores da lei”. E o fio da meada é “o joguinho de LEGO.” …A GREVE CONTINUA!!! … PARA ONDE ” FOI ” E ” ESTÁ ” INDO A VERBA ( BILHÕES DE REAIS) DO FUNDEB EM SANTA CATARINA??? ESTA PERGUNTA SÓ TERÁ RESPOSTA COM UMA AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!!!!!………………………A GREVE CONTINUA!!!

  5. marcelocardosodasilva

    …”JOSI ESTAMOS CAMINHANDO!” ………………………….. EDUCAÇÃO NA BASE DE UMA NAÇÃO!!! …………………………………………………………………………………………………….. 12 de junho de 2011 |
    E DAÍ?
    Josiane, 28, está desiludida

    A professora Josiane Motta, 28 anos, assume que depois de sucessivas decepções deixou de acompanhar as notícias relacionadas à política. Ela conta que quando era mais nova tinha ideais de mudar as coisas e vontade de participar ativamente da política, mas desanimou pela falta de oportunidades.

    – Eu não gosto da política pelo modo como ela é feita no Brasil – justifica ela.

    Josiane acredita que se mais exemplos positivos fossem mostrados, os jovens que pensam como ela poderiam mudar de ideia. A professora afirma que procura conversar com seus alunos na tentativa de formar uma consciência crítica desses futuros eleitores.
    …A GREVE CONTINUA!!!

  6. …A GREVE CONTINUA!!!
    …….“A mais bela função da humanidade é a de administrar a justiça” – Voltaire

    …….“A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça por toda parte” – Martin Luther King Jr

    …”IMPEDIMENTO POR AÇÃO POPULAR” – estás certo Prof. Renato!
    “Nunca uma classe esteve tão coesa em suas legítimas reivindicações assertivas, e que também não retrocederão no que diz respeito aos direitos adquiridos. Se o governo não sabe como gerenciar a administração pública, desviando verbas da educação a outros setores, então pode sofrer até processo de “impeachment”, afinal foi 1/3 de bilhão desviado só este ano. Como irão esclarecer isto à sociedade catarinense? Amigos educandos, não recuaremos até que estes tais gestores saibam gerenciar o erário público… Abraços rumo a vitória mais que consagrada.”
    PROFº RENATO LUIZ MENZE – BALN. BARRA DO SUL – SC …A GREVE CONTINUA!!!

  7. …NOSSO FOCO é o PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO CATARINENSE!!! A “Grana” para quitar esta DÍVIDA se encontra em poder de outros Poderes; não vamos abrir mão do que é NOSSO por Direito!!! ( LEITURA por favor:) ………….. 5de junho de 2011 | N° 9191 ” diário catarinense”…………..
    AUMENTO PARA PROFESSORES
    Afinal, tem ou não dinheiro?

    Nas últimas semanas, o governo de SC disse repetidas vezes que não tinha dinheiro para bancar o aumento salarial pedido pelos professores em greve. Novos cálculos foram feitos por técnicos da Educação e apresentados à Fazenda, e outra proposta salarial surgiu na quinta-feira. Mas, como foi possível, para o governo, aumentar os gastos máximos mensais de R$ 14 milhões para os atuais R$ 19 milhões?

    A verdade é que há dinheiro em caixa. A margem de gasto com a folha de pagamento do governo poderia aumentar em até R$ 548 milhões – e sem chegar ao limite máximo. A margem de manobra permitiu que o governo melhorasse a proposta, mas também acendeu a luz de alerta. O governador Raimundo Colombo se apressou em sugerir a criação de grupos de trabalho para avaliar demandas de outras categorias. O cenário foi confirmado, pela primeira vez desde o início da greve, pelo secretário-adjunto da Educação, Eduardo Deschamps. Nestas páginas, saiba mais sobre as contas do Estado, a aplicação dos recursos para a educação e os problemas que precisam ser resolvidos.

    Folga na folha

    A Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) limita os gastos do governo federal, estados e municípios com a folha de pagamento. O Executivo, responsável pelos salários do magistério, pode comprometer até 49% da receita líquida com a folha.

    Para chegar ao limite máximo, o governo de SC teria que gastar pouco mais de R$ 853 milhões este ano. Mas nenhum governo gosta de chegar tão longe. O limite prudencial, de 46,55%, já prevê restrições para quem chegou a este ponto, como a impossibilidade da criação de cargos ou funções que possa significar aumento de despesas.

    Nas últimas duas semanas, técnicos da Educação fizeram simulações para tentar melhorar os reajustes previstos na tabela da medida provisória (MP) encaminhada à Assembleia Legislativa (AL). Só foi possível apresentar um novo quadro com valores de salário-base porque existe uma folga no orçamento antes de atingir os limites da LRF.

    Limite ampliado

    O desafio das simulações, segundo Deschamps, era aplicar o piso de R$ 1.187 para os professores que ganham menos – R$ 609,46. Os técnicos também deveriam conseguir dar ganho real às 84 variações de vencimento da categoria, sem diminuir a remuneração e respeitando o limite imposto pela Fazenda. A possibilidade inicial era de ampliar em R$ 14 milhões os gastos mensais com o magistério.

    – Já avançamos e estamos chegando a um patamar de R$ 17 milhões ou R$ 19 milhões por mês, em uma folha que era de R$ 146 milhões (mensais) – revelou Deschamps.

    A necessidade de ampliar o limite surgiu com a resistência do magistério à tabela da MP, que igualava o salário de 31 mil professores em R$ 1.187. Os outros 28,9 mil, na ativa ou aposentados, não receberiam reajuste.

    Com o sinal verde da Fazenda para ampliar o limite de gastos, o governo propôs uma nova tabela, pela qual os professores que recebem R$ 609,46 passariam para R$ 1.190.

    A tabela salarial dos professores, conquista de uma greve feita há 25 anos, prevê 12 níveis e sete outras classificações para cada um deles. Cada graduação contempla um nível diferente de formação, cursos de aperfeiçoamento e tempo de carreira.

    A nova proposta do Estado ignora o índice de 2,75% de aumento no salário-base vigente entre 21 graduações de um mesmo nível de formação. Iguala, por exemplo, o ganho inicial de 1.678 professores ativos e aposentados que hoje recebem entre R$ 609,46 e R$ 717,19.

    Faz parte da proposta a redução dos valores pagos para a regência de classe e a extinção de bonificações, como os prêmios Educar, Jubilar e por assiduidade. Apenas o Educar pode significar uma diminuição de R$ 200 para cada professor. Por isso, quem ganha menos também passaria a ter uma remuneração menor com a nova proposta do que com a MP.

    – Precisávamos fazer uma redistribuição, e quando se avança nos níveis mais altos, é preciso buscar os recursos para contemplar isso. A nova proposta distribui recursos para todo mundo, não apenas para um grupo.

    A fatia da Educação tem limite, segundo Deschamps, porque a Fazenda está analisando os recursos disponíveis, as perspectivas de arrecadação para este ano e o impacto que reajustes de outras categorias de servidores pode ter para as contas.

    – O governo tem um olhar mais global, em relação a todas as categorias. Por isso o governador propôs a criação de grupos de trabalho, como foi feito com a Educação, para avançar mais em relação aos valores para a segurança pública, a saúde e as demais categorias.

    Nunca os 25%

    Entre janeiro e abril deste ano, SC não apenas gastou menos que os 25% obrigatórios com Educação – índice que deve ser alcançado até o fim do ano –, como também gastou parte dos recursos pagando aposentados.

    Segundo dados da Fazenda, dos R$ 775,9 milhões gastos com a Educação no período, R$ 130 milhões foram usados para o pagamento de servidores inativos.

    – …………..Ao fazer isso, o governo está descumprindo um mandamento constitucional – pondera o diretor de controle da administração estadual do TCE, Nevelis Scheffer Simão…………..

    …………..Desvio de finalidade…………..

    Em 2002, o Ministério Público de SC entrou com uma ação civil pública contra o Estado para proibir que recursos do Fundef (substituído pelo Fundeb em 2007) fossem utilizados para pagar aposentados e que as verbas do fundo ficassem em uma conta específica, impedindo que os recursos fossem para outros fins que não a educação.

    O governo perdeu na primeira instância, em 2004, e recorreu. Dois anos depois, saiu a decisão final, confirmando a de 2004.

    Sem a conta específica, segundo Deschamps, os recursos do Fundeb entram na base de cálculo da receita líquida. Ou seja, a verba que deveria ser específica da Educação …………..entra na vala comum de onde saem os recursos que pagam as contas de toda a administração – incluindo o Legislativo e Judiciário…………..

    …………..Informado de que o governo continua adicionando parte do pagamento de aposentados na conta da Educação, o Ministério Público disse que irá averiguar a situação e, após esta análise, indicará as medidas necessárias…………..

    Outros nós para resolver

    No relatório sobre as contas 2010, o conselheiro do TCE Salomão Ribas Júnior questionou a não aplicação dos recursos do salário-educação no ano passado. Do total arrecadado, R$ 119,17 milhões, R$ 11,45 milhões não foram gastos. Sem contar o saldo não aplicado de R$ 15,48 milhões de anos anteriores.

    – Diante da situação em que se encontra o sistema educacional no Estado, que sofre com a retirada de recursos financeiros pelo sistema Seitec e Fundosocial, o acúmulo destes superávits se torna incompreensível – escreveu.

    Ribas questiona os mecanismos de controle do Sistema Estadual de Incentivo ao Turismo, Esporte e Cultura (Seitec) e a vinculação de receitas de impostos ao Fundosocial, que tirariam verbas da Educação – R$ 455,21 milhões nos últimos cinco anos, segundo o TCE.

    Para Deschamps, SC só vai resolver os nós do ensino se reestruturar a secretaria da Educação, otimizando recursos, agilizando processos e descentralizando parte dos recursos para serem aplicados mais rapidamente nas escolas.

    alessandra.ogeda@diario.com.br

  8. …Abdias Nascimento (*1914 +2011)……. “O conselho que dou para essa Juventude é ESTUDAR, Aprender, Conhecer e se Preparar para, então, se Enganjar: Agir,Criar, Interagir e Participar da Construção das Coisas.” Um LÍDER que nos seus 97 anos de VIDA , CAMINHOS DESBRAVOU e a ESPERANÇA sempre acompanhou (liberdade, fraternidade e igualdade)…MNU (Movimento Negro Unificado) foi uma de suas AÇÕES. …A GREVE DO MAGISTÉRIO PÚBLICO CATARINENSE CONTINUAAAAAAA!!!

  9. …o sistema!?!?!?!Dr. Georgino: mensagem gratificante

    13 de junho de 2011

    O procurador federal Georgino Melo e Silva envia mensagem por e-mail sobre a greve dos professores e a cobertura dada ao movimento por este blog. Segue na íntegra a manifestação, que o blogueiro agradece, sensibilizado:
    “Caríssimo e Muito estimado Amigo Moacir,
    O jornalista verdadeiro não pode ter medo dos fatos e da notícia, pois
    ele é o primeiro construtor do alicerce da História.Você, com coragem
    e talento, tem mostrado à Santa Catarina e ao Brasil, que é um Jornalista verdadeiro.
    Acompanhei e acompanho, com entusiasmo, a magnífica cobertura realizada por seu Blog sobre a greve dos professores. Você, sem paixão e com muita imparcialidade , expôs ao mundo a caótica situação de nosso
    sistema educacional, onde os irrisórios salários percebidos pelos professores representam apenas uma componente da crise educacional
    que presenciamos.
    É inconcebível que no atual estágio da civilização,onde a sociedade da
    era digital rompeu todas as fronteiras, os nossos governantes ainda não se conscientizaram de que a educação é prioridade número um. e enquanto houver um analfabeto no Brasil, nossa pátria não poderá ser considerada uma nação civilizada.
    Confesso-me orgulhoso de ser Amigo de um jornalista da sua dimensão
    ética, moral, intelectual e cultural.
    Parabéns pelo seu trabalho.
    Queira receber um abraço do seu Amigo e admirador. Georgino Melo e Silva.” …A GREVE CONTINUA!!!

  10. ….… joao gabriel rempel diz:
    13 de junho de 2011

    Caro Mestre Môa, quero parabenizá-lo pela forma imparcial como tens informado a sociedade catarinense. Penso que está mais do que na hora do Ministério Público Federal intervir no estado. Chega de tantos desvios. Nós não precisamos pagar as despesas dos demais poderes. Quero parabenizar a deputada Luciana pela investigação minunciiosa dos recursos. A sociedade catarinense agradece. Agora sabemos por que não há recursos para a Educação.
    …É GREVE!!!>>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!>>>VERBA DO FUNDEB????????????????????????????????????????????????????????????

  11. marcelocardosodasilva

    …”JUSTIÇA FEDERAL É CHAMADA PARA AÇÃO!!!”……………………………………………………….”JUIZ FEDERAL- 734 -A HORA É AGORA!!!…………………………………………………………………………………………………………. …A GREVE DO MAGISTÉRIO PÚBLICO CATARINENSE CONTINUAAAAAAA!!! abraço fraterno…meu irmão:

  12. …AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!,>>>>>>>VERBA FEDERAL DO FUNDEB É DA EDUCAÇÃO!!! única solução viável para acabar com estas ILEGALIDADES!!!>>>>>>>”que vergonha , ôtôridades catarinenses”!!!………………………………………………Regina Ferreira diz:
    14 de junho de 2011

    PODERES QUE UTILIZAM ILEGALMENTE
    O FUNDEB SEM FUNDEB COM FUNDEB
    DIFERENÇA QUE DEVERIA SER APLICADO NA EDUCAÇÃO
    ALESC – ASSEMBLEIA LEGISLATIVA R$ 300 MILHÕES R$ 365 MILHÕES R$ 65 MILHÕES
    TRIBUNAL DE CONTAS (TCE) R$ 120 MILHÕES R$ 144 MILHÕES R$ 24 MILHÕES
    TRIBUNAL DE JUSTIÇA R$ 770 MILHÕES R$ 900 MILHÕES R$ 130 MILHÕES
    MINISTERIO PÚBLICO R$ 261 MILHÕES R$ 316 MILHÕES R$ 55 MILHÕES
    UDESC R$ 191 MILHÕES R$ 227 MILHÕES R$ 36 MILHÕES
    TOTAL R$ 1,642 BILHÕES R$ 1,952 BILHÕES R$ 310 MILHÕES

    R$ 310 MILHÕES são desviados da educação
    1. Gelson Merício –(ALESC), diz que estão abertos ao diálogo, ainda afirma que incluir o FUNDEB na base de cálculo é um engano, mas alega ter seus compromissos financeiros;
    2. Luiz Robert Herbst – presidente TCE é contra a retirada da verba do FUNDEB, sabem quantos funcionários há no TCE? E quanto ganha cada conselheiro? São 530 funcionários e cada conselheiro recebe R$ 26.500,00;
    3. Lio Marcos Marin, procurador-geral da Justiça (Ministério Público) é contra a retirada da verba do FUNDEB, alega que precisa construir novas procuradorias e promotorias;
    4. José Trindade Santos (Tribunal da Justiça) afirmou ser contra a redução dos repasses do FUNDEB, explica que há investimentos a serem honrados – criação de novas comarcas;
    5. UDESC – sem explicações até o momento. >>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>…A GREVE É NOSSA ÚNICA ALTERNATIVA!!! GALERA, “o (des)gOVERNO de Santa Catarina, está mais perdido que cachorro quando cai de caminhão de mudança!” Nosso Movimento esta FIRME E FORTE!!!

  13. …em 25 anos de MAGISTÉRIO; este movimento de 2011 me SURPREENDE; é HISTÓRICO, pela Força, pela Criatividade e acima de tudo pela TOMADA DE CONSCIÊNCIA das Senhoras/Senhores MESTRES(“Meninas e Meninos” responsáveis pela formação da próxima GERAÇÃO)…”está em jogo um projeto de NAÇÃO!”………………………………………SÍMBOLO DE FORÇA E LUTA = MAGISTÉRIO CATARINENSE………….. Educação a fórmula CERTA para COMBATER a “corja corrúpta”! AUDITORIA FEDERAL JÁ na Secretaria de Educação de Santa Catarina, com relação a aplicação das VERBAS Federais do FUNDEB! É GREVE; É GREVE; É GREVE; É GREVE É GREVE ÉGREVE.

  14. … Iara Maria Schussler Nicolau diz:
    14 de junho de 2011

    Ao que tudo indica, o governador foi buscar conselhos com LHS, Paulo Bauer e quem sabe com Sérgio Cabral.
    Passamos de vítimas a vilões. Não falta muito não para sermos algemados.
    Daqui a pouco teremos de nos explicar na justiça em relação à: ilegalidade da greve, abandono de emprego; ano letivo comprometido, achatamento do plano de carreira; percentual muito elevado da regência de classe; desobediência; alunos prejudicados; … Ora, que nos demita de uma vez, que humilhação!

    Estou com o colega José Wilson, abro mão do meu aumento.

    E se tivermos de retornar devido à aprovação da tal MP, que assim seja, vamos replanejar nossas aulas, rever nossos conceitos, formular novas estratégias para ELEVAR a qualidade de ensino em SC.
    …A GREVE CONTINUA!!!

  15. …… Janete Alda de Miranda diz:
    15 de junho de 2011

    “Há alguns anos, cansada de uma greve extremamente frustrante, li num livro (talvez revolucionário) seguinte frase: não há lei que resista à força do povo nas ruas.
    Então é o que está posto: Se não há lei, se ninguém respeita ninguém, se cadeia é só para os ladrões de galinha… O que pode fazer um povo que está ajoelhado diante do seu algoz??? Morrer ou matar?

    Parafraseando Rui Barbosa… De tanto ver prosperar os deputados, chego a ter vergonha de ser
    professora!

    Vamos lá, Magistério! Cabeça erguida! A greve é algo assim como “perfurações lentas em tábuas duras!”

    Abraços aos companheiros de luta,”

    Proª Janete Miranda
    …abraço fraterno, até a vitória!!!>>>>>>>A GREVE CONTINUA!!!

  16. … Lucimar diz:
    15 de junho de 2011

    Que vergonha!
    A quanto tempo já vinha acontecendo esse roubo; desvio com a conivência dos poderes que nos representam…
    Desde 2002…E nós cidadãos acreditando na seriedade dos nossos representantes!
    Só representam a si mesmos e aos seus.
    Cada dia sentimos mais repulsa dessa máquina administrativa.
    E nós educando nossos alunos para terem caráter, ética, princípios, valores.
    Não estamos dando a eles a chance de se defenderem, não os ensinamos a suspeitar de seus representantes. Ao contrário estamos sendo coniventes com essa falta de seriedade, pois formamos crianças e adolescentes indefesos contra essa doença crônica que assola nossa política.
    Que pesar, que tristeza!
    Professora Lucimar Pereira Dri.
    …É GREVE; É GREVE; É GREVE É GREVE É GREVE!!!

  17. …boa escrita, cacau menezes!!!…diário catarinense…16-06-2011

    Os xarás

    Parece que foi mais fácil ao xará do governador ter descoberto a América do que o Raimundo descobrir uma saída para achar o fim da greve dos professores. E mais: se a legalidade do movimento for submetida à apreciação do Judiciário, o Estado não vai se sair bem. Isso explica a falta de encaminhamento do assunto para ser resolvido pela Justiça.

    O troco

    Há poucos dias, Cacau noticiou, em primeira mão, a decisão do senador Paulo Bauer de se lançar logo candidato ao governo do Estado, aproveitando o que considera um começo de governo sem mão de ferro, frouxo, sem atitude, de Raimundo Colombo.

    Ontem, ao ler nesta coluna a notícia do superfaturamento apurado pelo Tribunal de Contas de brinquedos pela Secretaria da Educação, Cacá Pavanello, da terra de Bauer, Jaraguá do Sul, e no gabinete de Raimundo, queria saber se Paulo Bauer for governador, vai governar com essas “mãos de ferro” com as quais comprou os brinquedos? Pois agora? …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ…”cadê a grana do Fundeb??? Se o “gato” comeu, “cadê” o “gato”? Vamos começar a balançar a “jaqueira”!!! Aceitamos “jacas maduras e bem pesadas”.>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>>> A JUSTIÇA FEDERAL JÁ ESTÁ NO CIRCUITO!!!!!!!

  18. … SOINGER diz:
    16 de junho de 2011

    REGIONAL DO SINTE DE LAGES – TERRA DE COLOMBO – GREVE VAI CONTINUAR

    A maioria dos professores presentes na Assembleia Regional de Lages optaram pela continuidade da greve. Nas falas, a Direção Estadual do SINTE até tentou direcionar a votação para o fim da paralização, porém, as falas dos professores, as perguntas e dúvidas sobre o papel do SINTE nas negociações e o entendimento que este (o sindicato) está fazendo sua parte, e que o movimento agora é maior que o sindicato, é um MOVIMENTO LEGÍTIMO DOS PROFESSORES DA REDE ESTADUAL resultaram no apoio para continuidade da greve, que deve ser referendada na Assembleia Geral provavelmente na próxima semana. Quem aderiu a greve sabia que poderia ser descontado, mas as ameaças, a falta de uma postura correta do Estado e de seu governo no uso das verbas destinadas à educação, e o desprezo da classe perante as demais , quando a Saúde receberá aumento, Tribunal de Contas e Tribunal de Justiça idem, menos a Educação, fizeram com que, com vontade redobrada, com folha zerada, o professor continue sua luta, digna, honesta. Não haverá reposição de aulas com os dias descontados. E o retorno dependerá de proposta concreta do Governo e seu governante, que tem a caneta na mão e pode abrir também os cofres atendendo as reivindicações da categoria.
    …É GREVE; É GREVE; É GREVE É GREVE É GREVE!!
    ………………………………………………………………………………………………..
    …Soraya diz:
    16 de junho de 2011

    Caro MÔA.
    Na regional de Videira, os professores, por unanimidade decidiram hoje que a greve continua!!! Por uma educação pública de qualidade e por respeito aos profissionais da educação, a cada dia mais esclarecidos e unidos por este ideal!!!
    …É GREVE!!
    …………………………………………………………………………………………………….
    … Eleandro Sebastião Maier diz:
    16 de junho de 2011

    REGIONAL DE XANXERÊ ( VOLTEI DE LÁ AGORA)

    A GREVE CONTINUA . NINGUÉM QUER PERDER REGÊNCIA E 50% NAS AULAS EXCEDENTES.

    SUGESTÃO : PODE ATÉ MANTER A TABELA PROPOSTA PELO GOVERNO, MANTENDO AS REGÊNCIAS EM 40% E 25% E A INTEGRALIDADE DAS AULAS EXCEDENTES.( ASSIM COM CERTEZA A GREVE ACABA ). “será MESTRE?”

    A GREVE CONTINUA, VAMOS FIRME, NÃO RETROCEDEREMOS UM MILÍMETRO. “ou seria nanômetro MESTRE!”

    JUNTOS SEREMOS FORTES “somos fortes MESTRE!”
    …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!…….”CADÊ A GRANA DO FUNDEB? O “GATO” COMEU! VAMOS PRENDER O “GATO”! A POLÍCIA FEDERAL JÁ ESTÁ NO CIRCUITO; todo cuidado é pouco, senhores “gatunos”!!!
    …………………………………………………………………………………………………..
    … Lucimara Martins Barzan diz:
    16 de junho de 2011

    A GREVE VAI CONTINUAR NAS REGIONAIS DE CRICIUMA…COM CERTEZA….95% ESCOLAS FECHADASSS.
    QUEM VAI GANHAR SÃO OS PROFESSORES QUE ESTÃO TRABALHANDO NAS SALA DE INFORMATICAS..,
    QUE SÓ TEM O ENSINO MEDIO, POIS MUITOS ESTÃO CURSANDO UMA FACULDADE…
    ALGUNS PROFESSORES ESTÃO ALI, SIMPLESMENTE PARA QUEBRAR UM GALHO PARA TER DINHEIRO PARA FACULDADE, MAS NA VERDADE ELES NÃO QUEREM NADA COM EDUCAÇÃO.
    UNS FAZEM ENFERMAGEM, ADMINISTRAÇÃO, E OUTROS CURSOS…
    MUITOS FICAM NA SALA DE AULA INFORMATICA ..SEM PODER FAZER NADA , POIS NÃO HÁ COMPUTADORES E OS QUE TEM NÃO FUNCIONAM…
    ALUNOS SEM AULAS DE INFORMATICAS…..
    NÃO SEI PORQUE ELES CRIARAM ESSA AULA DE INFORMATICA SE NEM PC TEM…
    QUE PAGUEM O SALARIO DOS PROFESSORES..
    ESSES TRABALHADORES ESTAM FELIZES POIS DOS +- R$800 VÃO ganhar R$ 1187,00 ENTÃO PRA ELES FOI VANTAGEM..
    PODERÃO PAGAR A FACULDADE.
    É GREVE ..
    É GREVE….
    ESTAMOS FIRMES E FORTES NESSA LUTA….
    …A GREVE CONTINUAAAAAAA, FIRME E FORTE!!! AH AH AHA, NÃO PODEMOS ESQUECER AUDITORIA FEDERAL JÁ!!! A VERBA DO FUNDEB É ESSENCIAL!!
    …………………………………………………………………………………………………….
    … waldemar krajeski filho diz:
    16 de junho de 2011

    Na regional de Rio do Sul a greve também continua! O lobo em pele de cordeiro está enganando a população, é só fazer as contas para ver as perdas.
    …É GREVE!!
    ……………………………………………………………………………………………………
    … José Wilson diz:
    16 de junho de 2011

    Salve…
    Salve…
    Maria Luah, por favor, veja o primeiro comentário e me diga o que ganhamos. O governo está brincando com os pais, alunos e profissionais da educação de nosso belo estado.
    Paz e luz.
    Abraços serranos…
    …NA LUTA!!! A GREVE CONTINUA!!!!!!!>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!
    ………………………………………………………………………………………………………
    … Fernanda C da Silva Cherem diz:
    16 de junho de 2011

    Môa, por favor corrija a informação desse post: a redução de 50% é nas aulas excedentes e não na hora-atividade, uma coisa não tem nada a ver com a outra. Exemplo: Tenho 40hs, e preciso dar 32 aulas, porém posso dar até 8 aulas excedentes (aulas a mais) e isso aumenta meu salário em 40%. Hora-atividade é o tempo destinado à preparação de aulas, correção de provas e trabalhos etc. …A HORA ATIVIDADE HOJE ,APLICADA EM S.C. É DE 1/5, MAS! sempre tem um MAS, o governo do seu raimundo se nega a cumprir o que manda o MEC com apoio STF.( QUE É 1/3 DE HORA ATIVIDADE!!!) …………..GANHAMOS NO SUPREMO O DIREITO AO PISO NACIONAL DO MAGISTÉRIO E 1/3 DE HORA ATIVIDADE!!! não se esqueça seu raimundo!!!……………………………………….É GREVE!!!

  19. …”este (DES)governo é um caso de Polícia!” …………..Os mortos do PSD ………….. ( ou seria PFL, não não, ou seria DEM???)

    16 de junho de 2011

    Do blog do Josias de Souza, da Folha:
    “” A Justiça Eleitoral detectou, em Santa Catarina, um fenômeno sobrenatural. Pessoas mortas apareceram, cheias de vida, numa lista de apoiadores do PSD. Detectaram-se na relação outros fenômenos transcedentais. Por exemplo: brasileiros tidos por analfabetos “escreveram” suas assinaturas no documento.
    O PSD é aquele partido nascido de uma dissidência do DEM, aberta pelo prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab.
    Para perder a aparência de natimorta, a agremiação precisa recolher as assinaturas de algo como 500 mil apoiadores em pelo menos nove Estados.
    No caso de Santa Catarina, além de mortos e analfabetos, aparecem na relação os jamegões de pessoas que, consultadas, declaram não apoiar o partido.
    Ou Santa Catarina virou terra de malucos ou a turma do PSD imaginou que sua documentação não seria submetida a uma checagem.
    Para eliminar o mistério, acionou-se a Polícia Federal. Triste. O partido nem nasceu e já virou caso de polícia.” ………………………………………………………….. …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!! >>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!>>>>>>>VERBA FEDERAL DO……. FUNDEB………….. ONDE ESTÁ!!!!!!!

  20. … Eraldo Arruda diz:
    17 de junho de 2011

    A jornalista e filósofa Lia Diskin, no Festival Mundial da Paz, em Floripa (2006), nos presenteou com um caso de uma tribo na África chamada Ubuntu.
    Ela contou que um antropólogo estava estudando os usos e costumes da tribo e, quando terminou seu trabalho, teve que esperar pelo transporte que o levaria até o aeroporto de volta pra casa. Sobrava muito tempo, mas ele não queria catequizar os membros da tribo; então, propôs uma brincadeira pras crianças, que achou ser inofensiva.

    Comprou uma porção de doces e guloseimas na cidade, botou tudo num cesto bem bonito com laço de fita e tudo e colocou debaixo de uma árvore. Aí ele chamou as crianças e combinou que quando ele dissesse “já!”, elas deveriam sair correndo até o cesto, e a que chegasse primeiro ganharia todos os doces que estavam lá dentro.

    As crianças se posicionaram na linha demarcatória que ele desenhou no chão e esperaram pelo sinal combinado. Quando ele disse “Já!”, instantaneamente todas as crianças se deram as mãos e saíram correndo em direção à árvore com o cesto. Chegando lá, começaram a distribuir os doces entre si e a comerem felizes.

    O antropólogo foi ao encontro delas e perguntou porque elas tinham ido todas juntas se uma só poderia ficar com tudo que havia no cesto e, assim, ganhar muito mais doces.

    Elas simplesmente responderam: “Ubuntu, tio. Como uma de nós poderia ficar feliz se todas as outras estivessem tristes?”

    Ele ficou desconcertado! Meses e meses trabalhando nisso, estudando a tribo, e ainda não havia compreendido, de verdade,a essência daquele povo. Ou jamais teria proposto uma competição, certo?

    Ubuntu significa: “Sou quem sou, porque somos todos nós!”

    Atente para o detalhe: porque SOMOS, não pelo que temos…
    UBUNTU PARA VOCÊ!

    Prof. Eraldo ACT ……………………………………………………………….…UBUNTU MESTRE ERALDO!!!

  21. …Lourival diz:
    17 de junho de 2011

    Senhores Professores e Senhoras Professoras!!

    Eu não concordo com a recuperação da regência em 2012. Minhas necessidades de alimentação são para hoje e não para 2012.
    Professores e Professoras, que estão angustiados como eu, já se perguntaram sobre se…

    …Por acaso sai um cronograma de quando vai ter a recuperação?
    Resposta para isso é NÃO!

    …O governo já indicou como vai pagar o aumento previsto para janeiro de 2012?
    Resposta para isso é NÃO!

    …O diretor da tua escola já te perguntou se tens problemas para pagar tuas contas?
    Resposta para isso é NÃO!

    …Já te ofereceram como é feito na SED, programa de exercícios contra problemas laborais?
    Resposta para isso é NÃO!
    …………………………………………….
    Tantas seriam as perguntas mas eu me contenho.

    Olhando o meu filho de quatro anos , contemplando seu olhar, seu sorriso me pedindo um futuro melhor, eu permaneço em greve.

    É por teu sorriso meu filho que não vou desistir de lutar por meus direitos.

    Meu filho me pede “pai quero um presente legal para o meu aniversário”, e eu digo que agora não poderei lhe dar este presente legal, pois o governo está me descontando salário e que, faz isso simplesmente porque o pai está na luta pela aplicação de uma lei.

    Por isso, colegas que estão voltando ao trabalho, boa sorte a todos.

    Nenhum governador, nenhum secretário, nenhum diretor vai me fazer desistir de lutar pelo futuro melhor para meu filho.

    Dedico minha luta a ele.

    Obrigado. …A GREVE CONTINUA!!!>>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!…”MESTRE, SE A VIDA(bio) ensina, EU sou APRENDIZ!”

  22. …”PROFESSOR DOUTOR ROQUE”…….oi pessoal: vamos participar sim.

    é por isso que lutamos, não vamos esquecer nuncaS, nuncaS no plural mesmo.

    COLEGAS estamos Lutando por TODOS!
    repetindo quem já falou : lutamos por TODOS!

    lutamos inclusive pelos que não estão em greve, lutamos pelos que tem seus sérios, sérios motivos por não entrar na luta, lutamos pelos que tem motivos pessoais por não estar na luta.
    Lutamos pela lei do piso na carreira, lutamos pela aplicação de uma lei federal em que um governo não quer aplicar aqui nas terras do sul-maravilha _ O odorico paraguassú , o bem amado para quem não lembrar do personagem, vai ficar com muita inveja! do colombo, por não conseguir fazer a mesma coisa lá, implatar o eficiente tal curral eleitoral lá em sucupira,

    Lutamos por Todos!!!
    Acho que dá para perceber como estou me sentido, a INJUSTIÇA, e sei que a maioria está .
    Todos injustiçados.
    Queridos amigos, Todos, é apenas mais um desssabaaafoofooofooossss, dentre os tantos que estamos escutando, lendo , vendo nos rostos de cada um.

    …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ>>>>>>>GRANA DO FUNDEB???????………………………………………lhe admiro “MESTRE-DOUTOR ROQUE ROLL”da EEBSJH!!!

  23. … Mara Cristina Ramos Cordeiro diz:
    17 de junho de 2011

    Hum entendi…felipe meLLo…elizete meLLo…hum jorginho meLLo…kkkkkkkkkk palhaçada como disse o caro colega, vem pra uma escola trabalhar, vem pra uma sala de aula, vem conhecer a realidade da educação catarinense pra depois falar…
    a e se quiser trocar um mês de salário hehehe aceito…
    …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ…verba polpuda do Fundeb???………..”ta de sacanagem este filhote de cruz credo; que foi secretário da administração do DÁRIO e saiu “corrido” da Prefeitura de Floripa!>>>>>>>NEPOTISMO!!!

  24. … Zaira Wagner diz:
    17 de junho de 2011

    Era só o que nos faltava ILEGALIDADE da GREVE!!!
    Vamos acordar povo catarinense, pois são nessas mãos
    que colocamos nosso RICO Estado… Fora família MELLO!

    Aproveitando o espaço reitero o convite da Dep. Angela Albino:
    AUDIÊNCIA PÚBLICA “Os rumos da Educação pública em Santa Catarina”
    DIA: 21 de junho
    HORÁRIO: 09:00HS
    LOCAL: Assembléia Legislativa SC – Plenário Osni Régis

    Por favor participem e se possível chamem as famílias a participarem tbm!
    …É GREVE!!!

  25. …”texto de Elaine Tavares” …………………………………………….sexta-feira, 17 de junho de 2011
    Professores estaduais seguem em greve

    Poucas coisas nos emocionam no dia-a-dia, tudo é tão corrido e há uma vida para vencer a cada 24h. Mas, às vezes, uma criança sorrindo, um pôr-do-sol, um velhinho arrastando os chinelos me trazem lágrimas aos olhos. Ontem me emocionei com os professores em greve. Fui à assembléia que decidiria se a greve seguia ou não, depois da ameaça de corte de ponto do governador Raimundo Colombo. Ali estavam, centenas destes seres que resistem na educação. Que conseguem tirar leite de pedra, que têm amor pela profissão e que enfrentam a loucura de uma vida com salários indignos.

    Falei com dezenas de professores substitutos, os famosos ACTs, que precisam se virar nos trinta, nos quarenta, nos cinqüenta. Que correm de um lado para outro, dando aula em dois colégios, geralmente um em cada extremo da cidade, precisando comer dentro do ônibus que, por sua vez, demorar horas para fazer os trajetos que seriam feitos em minutos. Uma vida dura demais.

    E o governador de Santa Catarina obriga os professores a irem para a greve para que se cumpra a lei. Que porcaria de estado de direito é esse que a burguesia tanto preza? Por que a justiça não obriga o governador a cumprir a lei e pagar o piso? Pois o espertinho quer incorporar velhos ganhos no piso, fazendo com que os professores sigam sem aumento real no salário. Já é bem ruim ganhar apenas 1.800 reais para viver a cotidianidade de um sistema educacional que não liberta, que oprime e forma pessoas conformadas.

    Os professores querem ganhar bem para ter um emprego só, para preparar melhor suas aulas, para comprar livros, ir no cinema, no teatro, vivenciar realidades que possam ser incorporadas à educação. Os professores querem o direito de viver com dignidade para poder pensar e criar.

    Mas, da forma como a educação é conduzida nesse estado e nesse país, professor só serve mesmo para reproduzir o estado das coisas. Mal remunerado precisa cuidar da sobrevivência, não tendo condições de promover práticas libertadoras.

    Ontem, em Florianópolis, os professores decidiram dizer não à proposta de Colombo. Querem vida digna ou nada. As pessoas deveriam assistir a uma assembléia de professores, conhecer suas realidades, olhar nos olhos. Saberiam que não é fácil, mas que tem muita gente boa querendo um mundo melhor! Para todos e não só para alguns… ……………………………………………………………………………….…A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ nas”contas da secretaria de educação” do Estado de Santa Catarina, com relação a aplicação das VERBAS FEDERAIS DO FUNDEB!!!???????

  26. …Pedro diz:
    17 de junho de 2011

    KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK. Faz-me rir. Afinal, o dr. Serpa é o procurador geral do estado e, ao mesmo tempo, em confusão ideológica-administrativa-politicóide, diz-se advogado do tal pessedebista. Por consequência, suas afirmações demarenistas, como sempre, apenas comprovam que o tal “novo” partido é mais velho do que o golpe de 64. Haja paciência.
    …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!! “CADÊ A GRANA DO FUNDEB!!!”

  27. …”U M A” CLASSE UNIDA ,FIRME E FORTE NA LUTA POR UM IDEAL!!!

    …”o sistema funciona quando querem” MARILSE …oi pessoal:

    prof Roque falou bem , tudo que estamos passando, um turbilhão – de angustias , de espectativas , de injustiças, de desconfianças, de certezas, … mas de um RESGATE , resgate também – da categoria dos professores que tem muiita Coragem de lutar, tudo haver com que sstá acontecendo ,
    acho que faltou colocar um ponto : é sobre as faltas aos grevistas, é incrivil né , como conseguem rapidamente resolver os “problemas” quando é para punir os professores, pois pelo que soube o tal sistema sisgespe, sei lá se é assim que se escreve não estava funcionando corretamente, dando problemas de envio de notas etc, desde o inicio do ano nas escolas, e pelo jeito foi neste meio tempo aproveitaram e acredito que fizeram um sistema de informatica SÓ para isso, para as listar as faltas , acredito que foi só para mandar as faltas, deve ser coisa da tal elizzzzt…du melu.

    Marilse ……………………………………………………………………A GREVE COTINUAAAAAAA!!!>>>>>>>>>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!

    …serranos diz:
    19 de junho de 2011

    Sábado, Junho 18, 2011
    ESTRATÉGIAS DO LATIFÚNDIO DA MÍDIA CATARINENSE PARA ANIQUILAR COM A GREVE DOS PROFESSORES?

    O latifúndio da mídia catarinense (RBS/GLOBO, SCC/SBT, e, RIC/RECORD), representa 76% de toda a estrutura midiática catarinense; e, em 2011, vai receber 80% do dinheiro que o ?Não Governo? do ?Messias? vai gastar com Propaganda?

    E Elle vai gastar uma verdadeira fortuna? cerca de cinco vezes mais que o Governo Federal? isso? logicamente? considerando a proporção das receitas de cada um e o numero da população alvo das propagandas? Uma imensa fortuna?

    Mas? é praxe do ?Messias? tratar ?muito bem? a mídia? Quando Prefeito em Lages os midiáticos lageanos viveram dias de abundância e soberba? por isso são tão bajuladores e coniventes?

    E, depois, como senador continuou a agradar o imenso grupo de colombetes com almoços, jantares e churrascos na sede da sua luxuosíssima fazenda? Um ex- suplente de vereador do PPS, chegou até a organizar a lista do mensalão da mídia lageana? mas não teve coragem para denunciar? Há pouco tempo pedi a lista para ele? mas ele desconversou?

    O ?Messias? e sua equipe de amadores estão perdidos diante desta greve? e como sempre? sobrou apenas a arrogância da ?autoridade? e a mídia bem paga e bajuladora para defende-lo?

    E a mídia começa a fazer o seu estratégico papel? e elles são muito bons e eficientes nisso? Veja abaixo como:

    1) CONFUNDIR A BASE GREVISTA: Divulgando informações erradas? e até mesmo mentirosas? Por isso senhores Professores procurem informações sobre o movimento grevista somente no SINTE ou em BLOGs confiáveis?

    2) RESPONSABILIZAR OS PROFESSORES PELA GREVE: O ?Não Governo? do ?Messias? mobiliza todas as suas forças regionais e locais, através das SDRs e GEREDs, e esses vão de jornal em jornal, de radio em radio, de TV em TV, afirmar repetidas vezes, que o ?Messias? está fazendo tudo o que é possível e que um grupo radical de professores não está aceitando negociar.. não está cedendo em nada, enquanto o ?Messias? já cedeu em tudo o que podia?

    Alem disso? Elles começam a pedir para os seus paus mandados a telefonarem para as rádios e dizer que os alunos não tem nada a ver com essa greve e que estão sendo prejudicados pelos professores? tentam com isso jogar a sociedade contra o Movimento

    E ainda? os paus mandados? começam a escrever para os BLOGS e colunas de jornais apoiando o ?Messias? e detonando com os Professores?

    3) REPETIR AS MENTIRAS ATE QUE SE TORNEM VERDADES: Esta pratica nazista é a mais utilizada pelos governantes direitosos? e Elles vão repetir tantas vezes que não tem dinheiro para pagar o que os professores pedem? que a sociedade e até mesmo o movimento esquecem que o ?Não Governo? desviou 326 milhões de reais só neste ano para outras estruturas do poder que nada tem a ver com a EDUCAÇÃO?

    4) INTIMIDAR O MOVIMENTO COM AMEAÇAS DE PUNIÇÕES: A mídia bajuladora, vai começar a dar espaços cada vez maiores para ?Entendidos? e ?Profissionais? que vão afirmar com veemência que os professores poderão ter sim os dias descontados? que a greve e ilegal? e que o ?Não Governo? do ?Messias? poderá até mesmo demitir? Não se espantem se a Mídia começar a entrevistar psicólogos e pedagogos para falar sobre os traumas e os problemas psicológicos que os alunos começarão a ter caso a greve continue?

    5) FAZER COMPARATIVOS COM OUTROS ESTADOS: E manipular informações de tal forma que os professores daqui passem a se sentir culpado por querer receber um salário tão alto?

    6) AFIRMAR QUE OS PROFESSORES ESTÃO VOLTANDO A LECIONAR: A Mídia vai começar a entrevistar professores que por pressão politica voltaram a dar aulas? e vão mostrar e multiplicar tantas vezes cada entrevista que vai parecer para a sociedade que realmente só ficou um grupinho de ?radicais? com ?interesses políticos? de prejudicar o ?Messias??

    PARA DERROTAR O LATIFUNDIO DA MIDIA?VAI SER MUITO IMPORTANTE QUE A MOBILIZAÇÃO DOS 30 MIL SEJA UM GRANDE SUCESSO?

    EU APOIO? AJUDAREI NA MOBILIZAÇÃO? E ESTAREI PRESENTE?
    Postado por Rui Alvacir Netto
    PROFESSORA RAQUEL LIMA –
    …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!…”CADÊ A VERBA DO FUNDEB!!!

    …Análise de conjuntura

    19 de junho de 2011

    Nova contribuição sobre a situação da educaçao catarnense vem assinada pelo professor Kleber Rudy. Tem por título: “Uma faca por trás de um sorriso”. O texto:

    Aquilo que vem ao mundo para nada
    perturbar não merece respeito nem paciência.
    René Chair

    Em épocas de conflitos, medir forças torna-se um dos requisitos da arte de “guerrear”, e é justamente isso que o Sr. João Colombo tem feito, com o indicativo de cortar os salários dos que o desafiam, ou seja, os professores grevistas, assim como, ao aludir que pretende pedir a ilegalidade da greve (eles é que não nos pagam o que é de direito, e nós que somos os fora-da-lei!? Porém, não é de hoje que a política se veste de ironias). Por sua vez, a classe dos professores tem dado de imediato uma resposta a altura, não arredando pé de sua já longa caminhada, que marca trinta dias, e que se for preciso agregara mais 30 ou 60, ou sei lá quantos dias, até que se torne realidade as motivações de luta. Não obstante, em momentos irrequietos como este que se apresenta, a união dos combatentes se faz mais do que necessária, se faz urgente, pois esse dragão chamado governo estadual, possui várias cabeças, precisando desta forma, de numerosos braços para cortá-las, até que a besta pereça.
    No que se refere à prática de lutar, séculos atrás o misterioso livro chinês Os 36 Estratagemas já assinalava: “Quando o grosso das tropas é tomado de pânico ao mínimo alerta, quando os soldados saem das fileiras, quando os homens assustam uns aos outros exagerando o poder do inimigo, quando convencem a si mesmos de que o desfecho das operações não será vantajoso, quando não cansam de se lançar olhares e de cochichar no ouvido uns dos outros, quando circulam boatos impossíveis de conter, quando se espalham todos os tipos de fábulas capazes de semear inquietação nos espíritos, (…) esses são sinais evidentes de fraqueza”. E os nossos ímpetos de luta como estão, rumo ao re-fortalecimento ou ao vazio da fraqueza? Quero fazer crer, que mediante as 30 assembléias regionais realizadas no dia (15/06), em que apenas duas das assembléias votaram pelo fim da paralisação, que os nossos ânimos estejam ainda resistentes, na pertinência de alcançar nossos objetivos iniciais, traçados naquele dia 18 de maio, quando teve início essa GREVE.
    Tomemos o exemplo da Grécia que viu nascer nesta semana do seu ventre mais uma GREVE GERAL, iniciada no dia 15/06, e que mesmo diante da violência usada pelo aparelho estatal contra os manifestantes, os mesmos continuam firmes e convictos da primazia de suas ações. Pois, “quando o Estado se divorcia de suas funções imediatas e se converte numa entidade que pretende controlar a vida e o destino de seus súditos, a liberdade deixa então de existir”. Conforme o escritor Aníbal Ponce, em sua obra Educação e Luta de Classes: “um povo manso e resignado, respeitoso e discreto, um povo para quem os patrões sempre tenham razão, como não haveria ele de ser o ideal de uma burguesia que só aspira resolver a sua própria crise, descarregando todo o peso sobre os ombros das massas oprimidas? Só um povo ´gentil e meditativo` é que poderia suportar sem ´discussão` a exploração feroz”. Por essas e por outras, é que devemos radicalizar sim, mas debandar em retirada – como ratos que diante do naufrágio por temerem a água, se atiram desesperados ao próprio mar -, jamais.
    Seja como for, a luta continua! Papai-Noel e Coelhinho da Páscoa não existem, Colombo e o Telbaldi, poderiam também não existir, mas, no entanto existem. É hora de mudanças, diante de vidas regidas por contos de fadas, a realidade ruge com toda a sua monstruosidade, exigindo visão política e solavancos de coragem.
    Proffy, o Insurgente, S. Catarina 2011.” …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!! GALERA,JUNTOS/UNIDOS SOMOS FORTES E UMA PARADA INDIGESTA PARA este governo de picaretas!!!…………….AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!

    … Jonathan Magnum diz:
    19 de junho de 2011

    Resposta a nota do governo sobre a Greve do Magistério Catarinense

    1º Não estamos ganhando o piso, e se for pago, será o valor mínimo de R$1.187,00, não um valor maior como diz o governo.

    2º O governo quer reduzir os valores da regência de classe dos professores, com isso, mesmo pagando o piso, terá professores que perderão mais de R$ 100,00 no salário… e o governador diz que está atendendo a todos os professores! Como?

    3º O sindicato não está exigindo nada, quer apenas que o governo não tire nenhum benefício e cumpra com a Lei;

    4° A lei é de 2008, o governo sabia que teria que pagar, e o Ministério da Educação manda verba para nosso estado pagar o piso, porém o dinheiro do MEC vai para a Assembleia Legislativa, Tribunal de Contas, Sec. da fazenda, para pagar salários de 10.000, 20.000… é simples Colombo, pegue a verba da educação e aplique na Educação. Não é irresponsabilidade aplicar a lei na carreira do magistério, irresponsabilidade é aplicar o dinheiro da educação em outra áreas.

    5º Nosso alunos e seus pais nos apóiam, sabem que nossa luta é justa, a comunidade nos apóia e está bem informada!

    6º Não iremos sair da greve sem ganhar, pois até agora não temos garantia de nada e perdemos 1 mês de salário, mas estávamos preparados para está consequencia e ficaremos quantos meses forem possível sem salário.

    7º a greve continua firme e forte e só terminará quando a maioria dos professores aceitarem e não por pedido do governo.

    8º O governador Colombo e o secretário de educação são incompetentes, pois desconhecem o plano de carreira dos professores e dizem não sabiam aonde a verba do Fundeb estava sendo aplicada, tão pouco tem coragem de aplica – la integralmente na educação!!

    9º Os professores que não assumiram a greve são inimigos da educação ou estão felizes com o pouco que recebem, além de concordarem com o governo. São covardes e não amam a educação.

    Prof. Jonathan Magnum Prim – EEB Campos Verdes – Jaguaruna
    …É GREVE!!!>>>>>>>>>>>>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!>>>FUNDEB???

    …Margot Schutz diz:
    19 de junho de 2011

    Façamos a caminhada e que estas luzes em fim iluminem a cabeça do DES-GOVERNO. AQUI VAI MEU APELO AO SEU “REI-MUNDO”:

    Governador nosso que estais no poder
    manchado está teu nome… (por toda Santa Catarina)
    venha atender a nós, os educadores
    seja feita a vontade do STF assim como manda a lei 11.738/08
    O PISO NA CARREIRA nos dai HOJE!
    perdoa-nos a nossa INSISTÊNCIA E RESISTÊNCIA, assim como nós perdoamos a sua NEGLIGÊNCIA E FALTA DE DECÊNCIA
    e não nos deixe cair na desvalorização
    e livrai-nos das sdrs (cabides de emprego), dos “comichionados”e sobretudo dos “queridos”\” T-baldi”, “Debochamps” e “Elizete melo tudo.

    …pois teu é o dever de cumprir a lei EM PRIMEIRO LUGAR para sempre.

    Que assim seja!!!
    …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!! …”( S O S ) URGENTE,GRANA DO FUNDEB SUMIU!!!

    … Fernando diz:
    19 de junho de 2011

    E O GOVERNO DO ESTADO QUE ESTÁ NUMA “SINUCA DE BICO”!

    Se desconta os dias parados dos professores:
    – Os professores não precisarão recuperar os dias parados prejudicando ainda mais os alunos;

    Se faz jogo duro em não negociar com o comando de greve prolongando a situação:
    – Vai inviabilizar o ano letivo, trazendo prejuizo catastróficos para o governo;

    Se manda a MP para a assembléia:
    – A pressão será grande sobre os deputados, e o desgaste político inimaginável.

    Se tentar pela ação de ilegalidade da greve:
    – Corre o risco da ação ser negada fortalecendo ainda mais os professores.

    AS CARTAS ESTÃO NA MESA, QUEM APOSTA SUAS FICHAS?
    …É GREVE!!! E AUDITORIA FEDERAL JÁ!!! >>>”CADÊ A GRANA DO FUNDEB?

    … Zenaide Inês Schmitz diz:
    19 de junho de 2011

    Essa é a estratégia???

    A assembléia legislativa vai ter um novo endereço: pois esta que está aí vai abaixo. Não é salário de maio e nem a proposta do governo que é o nosso foco.

    Eu já estou desenvolvendo outras atividades para complementar minha renda. Não me importo de ficar de greve até dezembro. E que venham os descontos, e que venha o Colombo, Deschamps, Marco e Elizete de joelhos. Para escola só volto depois do governo cumprir a lei. Isso se nos próximos dias nós ainda tivermos um governo, porque do geito que está, acho que ele vai pedir para sair.

    E a greve continua. Forte como sempre.
    …É GREVE: É GREVE; É GREVE É GREVE É GREVE!!!>>>AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!…………….”A GRANA DO FUNDEB SUMIU!!!” …Já tem populares falando em “intervenção federal” e até o “impedimento do governador”, durma com um barulho desses, senhor colombo!!

    … Mestre MÔA diz:
    19 de junho de 2011

    Sinceramente, é inacreditável. Sem querer ser São Tomé creio que muitos dos internautas que nos prestigiam aqui neste blog terão dúvidas, como eu. Mestre em educação, 30 horas, por R$ 1.089,00. Faxineira em Florianópolis, nível médio, leva R$ 500,00 por semana, quer dizer R$ 2.000,00, saindo as quatro da tarde e com folga aos sábados e domingo. Inacreditável! Abraços, Môa
    …REALIDADE DO (DES)governo da “tripa-aliança”; LHS, pINHo moREIra, pAVÃO, paulos (bAUER e bORRAUSEN) e o rAIMUNDO calombo!!!>>>PORTANTO A GREVE CONTINUAAAAAAA!!! E AUDITORIA FEDERAL JÁ!!!>>>”CADÊ A GRANA DO FUNDEB!!!”

  28. …”Professores”…………..”O NOME DELE É ADEMAR!”…muito bom Mestre!!!

    Enquanto o governo do Estado e a Secretaria da Educação continuam brincando de negociação e debochando dos professores, como fizeram governos anteriores, principalmente Paulo Bauer e Luiz Henrique, sem menosprezar os demais, os professores de Santa Catarina, desta vez (seria bom que o governo percebesse), não estão brincando de fazer greve. Não há mais conotação política de qualquer partido, se bem que alguns deles até tentam tirar proveito da situação. O governo propõe o pagamento do piso nacional do magistério, porém, não abre mão de corte da regência de classe. A lição dos professores é de que as demais categorias funcionais do Estado deveriam seguir o exemplo e parar o Estado. Deixassem os vereadores, deputados, senadores, e demais rapinantes ficarem apenas uma única semana em sala de aula ou numa enfermaria de hospital. Gostaria de ver.

    …Ademar Bodemüller………….. …A GREVE CONTINUAAAAAAA!!!>>>>>>>AUDITORIA JÁ NAS CONTAS da secretaria estadual de educação!!!—JÁ SE FALA ABERTAMENTE EM “INTERVENÇÃO FEDERAL” E ATÉ “IMPEDIMENTO DO senhor raimundo colombo e sua “TRIPA-ALIANÇA”-pmdb, psdb,pfl/dem/psd(A CAMUFLAGEM) E “DEMAIS ENRrolaDOS”…CHEGA!!!, A POPULAÇÃO CATARINENSE, literalmente não suporta mais este “estado de coisas”, ESTA CORJA IRÁ PARA CADEIA!!!CHEGA!!!!!!!

  29. …quarta-feira, 15 de junho de 2011
    Acampados reabrem escola municipal que servia de depósito de adubo.
    Por Pepe Pereira dos Santos – setor de comunicação MST/SC – Serro Negro Santa Catarina

    Na contramão da tendência de fechamento de escolas públicas no Brasil, principalmente no campo, os acampados do Terra Nova, acampamento conjunto do MAB e do MST no município de Serro Negro (SC) reabriram a escola municipal na comunidade rural do Umbu.Munidos de material de limpeza, enxadas, foices e facões, crianças e adultos acampados limparam e reabriram nesta última segunda-feira a escolinha que atualmente era usada pelo município como depósito de adubo orgânico.

    A prefeitura de Serro Negro, no Planalto Sul catarinense, se dispôs a fornecer as carteiras de aula e o transporte para as crianças. O setor de educação do MST de Santa Catarina ficou responsável pelos educadores e pelo material pedagógico. São mais de 200 as crianças do acampamento, que aumenta a cada dia, que terão acesso à educação. São filhos de sem-terras e atingidos por barragens que terão acesso a educação de qualidade, e mais os filhos de moradores da comunidade rural de Umbu que quiserem frequentar a escola do acampamento Terra Nova.

    O adubo orgânico que era estocado na escola será usado em uma horta que produzirá alimentos para os acampados e seus filhos, e o excedente será comercializado nas comunidades da região como forma de geração de renda para os acampados, que lutam por terra para viver e por condições de educação para todos.
    Postado por elaine tavares às 16:07 ……………………………………………………A GREVE DO MAGISTÉRIO ESTADUAL CATARINENSE SEGUE FIRME E FORTE, BATENDO SEM TRÉGUA neste (DES)governo da “tripa-aliança do pmdb,psdb e pfl/dem/psd(à camuflagem descoberta!) do senhor raimundo calombo!”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *